03 Motivos para usar o networking como uma ferramenta profissional

Tempo de leitura: 2 minutos

Networking pra cá, networking pra lá… É só entrar na faculdade e essa palavra começa a aparecer por todos os lugares. Os professores fazem questão de reforçar o quanto isso é importante para quem quer se destacar e começa a bater o desespero, afinal, como fazer isso?

Apenas trocar telefone e e-mail com algumas “figurinhas” não é eficiente o suficiente. Por isso, você vai saber agora como se tornar um verdadeiro mestre na arte dos relacionamentos e os motivos para utilizar isso como uma ferramenta profissional.

Como universitários podem construir um bom networking

Tudo começa na sala de aula: se o seu intuito era aproveitar o momento pra tirar um cochilo, abandone essa ideia. Seja participativo, demonstre interesse, faça perguntas, leve os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Lembre-se: muitos professores trabalham também em empresas ou conhecem diretores, por isso, é importante que eles vejam o aluno como uma pessoa esforçada e sempre disposta a aprender e agregar.

Também é fundamental que os universitários participem dos eventos extraclasses que são oferecidos pela faculdade. Normalmente, a direção convida profissionais referência do setor para fazer palestras e workshops. Frequente essas atividades e, se possível, ao final, tente conversar com o profissional, peça o cartão e depois envie um e-mail manifestando interesse em conhecer a empresa dele, por exemplo. Pode ser o primeiro passo da sua carreira profissional.

Comece a se aventurar em relações fora do seu campus com alunos e professores de outros cursos e até de outras universidades. Ter uma rede de networking bem diversificada é algo interessante para firmar parcerias futuras.

Por que o networking deve ser usado como ferramenta de trabalho?

Podemos definir três razões principais:

  • Conhecer as pessoas certas: aprendendo a se relacionar corretamente, você poderá ter acesso aos diretores das empresas onde pretende trabalhar um dia. Com isso, já estará um passo a frente de quem não tem esse contato.
  • As suas competências já serão conhecidas: se os empregadores já conversaram com você em eventos universitários, por exemplo, já tiveram a oportunidade de ver que você é uma pessoa engajada nas atividades acadêmicas. E a própria atitude de procurar o diálogo com as pessoas certas é uma qualidade admirada no universo corporativo.
  • Indicação: a rede de networking é simplesmente a melhor maneira de conseguir indicações. Seu professor pode lhe indicar para um colega empresário que abriu uma vaga; alguém que você conheceu em outro campus pode ficar sabendo de uma vaga que tenha o seu perfil e lhe avisar; o seu nome pode ficar conhecido entre os empreendedores e um indicar para o outro.

É importante estudar e se esforçar? Com toda a certeza. Mas os universitários que apenas se dedicam a isso e não se esforçam para se relacionar bem, muitas vezes podem perder excelentes oportunidades de trabalho. De nada adianta ter a capacidade de ocupar um cargo se as pessoas certas não souberem disso. Você é os relacionamentos que faz.

Além de circular pelas festas da faculdade, reserve um tempinho também para os eventos acadêmicos!