5 motivos pelos quais aprender Inglês vai te ajudar dentro e fora da Universidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Você fala inglês? Qual é o seu nível no inglês? Quem nunca escutou esses tipos de perguntas, seja dentro ou fora do mundo universitário? São perguntas mais comuns do que se pensa, não é mesmo? Afinal, falar inglês é, realmente, um grande tabu universitário e uma exigência do mercado nos dias atuais.

Saiba da importância de aprender inglês e o porquê devemos valorizar essa língua, assim como tomar coragem e ganhar autoconfiança para praticá-la sem medo. Afinal, aprender é apenas o primeiro passo.

Por que devemos aprender inglês?

Sem perder tempo e prezando pela objetividade, vamos listar 5 motivos que vão justificar o porquê devemos aprender inglês.

1) É a língua preferida no mundo dos negócios

No mundo dos negócios, o inglês tem sido a língua padrão e, entre as competências exigidas pela grande maioria das empresas, falar inglês – básico, intermediário ou avançado – está entre elas.

2) É uma língua que gera oportunidades de emprego

Em um mundo globalizado, onde as empresas multinacionais valorizam cada vez mais a diversidade cultural em seus quadros de colaboradores, vide, por exemplo, a composição étnica de funcionários no Vale do Silício, falar uma língua universal, como o inglês, pode fazer toda a diferença na sua vida, gerando excelentes oportunidades.

3) O inglês possibilita que você estude fora do país

Quem não gostaria de realizar um intercâmbio no exterior? Todo mundo, você não acha? O inglês permite que você possa realizar esse sonho, uma vez que garante a você o requisito básico para poder concorrer a bolsas de estudos e de intercâmbios ofertadas por programas de fomento, como o CNPq e a Capes, por exemplo.

4) Aumenta suas chances de trabalhar em outro país

Imagine hipoteticamente que você trabalhe em uma multinacional com filial no Brasil, mas aí você soube que surgiu uma excelente oportunidade para trabalhar na sede dessa multinacional que fica nos Estados Unidos. Você observou que preenche todos os requisitos, exceto um: saber falar inglês. Percebe que para quem deseja trabalhar em outro país, aprender inglês pode aumentar suas chances?

5) Abre novas perspectivas de trabalho

O inglês capacita você para trabalhar em diversas áreas, como na área turística e editorial. Dominando essa língua, você pode trabalhar como tradutor de textos e com tradução simultânea, área que tem crescido vertiginosamente no Brasil, em razão de sua grandeza e apelo turístico.

Aprender inglês é o primeiro passo, você deve ultrapassar essa fase

Como vimos, aprender inglês é elementar nos dias atuais, porém você concorda que para se aperfeiçoar nessa língua precisamos de coragem e autoconfiança para praticá-la sem medo?

Ocorre que muitos estudantes da língua inglesa, por medo, acabam não a praticando, deixando, com isso, de aproveitar as diversas oportunidades que o mercado e a vida oferecem.

Talvez isso aconteça por receio de que os outros pensem que você não fala perfeitamente a língua inglesa. O que você tem que ter em mente é que você precisar entender o essencial dessa língua, de modo que torne capaz de fazer você ser entendido e entender. Afinal, o inglês não é a sua língua materna, portanto não tenha medo de praticá-la, pois isso pode ser decisivo na sua carreira profissional.

Acompanhe as nossas publicações em nosso site e fique por dentro de conteúdos de alto valor como esse.