Como iniciar sua jornada rumo a liberdade financeira ainda na universidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter liberdade financeira é um dos sonhos de quase todo mundo (para não dizer de todo mundo). Porém, apenas uma minoria da população brasileira consegue de fato alcançar esse sonho ao longo da vida. Se falarmos em liberdade financeira com qualidade de vida então, esse número cai ainda mais.

Isso porque a maioria dos brasileiros não possui o hábito de poupar ou fazer fundos de investimentos, e passam a vida toda trabalhando para pagar contas, sem dinheiro para realizar grandes sonhos, vivendo apenas com o básico.

Se você está entre esses Brasileiros que vive sem dinheiro e para pagar contas, continue lendo esse texto que no final temos uma surpresa gratuita para você.

Ou, outro cenário comum, quando pais de família têm um excelente cargo na empresa ou são grandes empresários, ganham um bom dinheiro e até conseguem aplicá-lo, obtendo independência financeira. Entretanto, precisam trabalhar muito, dia e noite, e até finais de semana, quase sem nenhum tempo livre, impedindo-os de ter uma qualidade de vida junto à família.

A grande maioria das escolas e universidades não abordam disciplinas sobre educação financeira em suas grades curriculares, e por esse motivo muitos jovens se formam, conseguem um emprego na área, mas não sabem como administrar o seu dinheiro.

Por isso, te daremos algumas dicas sobre educação financeira para que você comece a fazer um planejamento financeiro o mais cedo possível.

1º – Tenha objetivos claros

Existe uma frase que diz: “Metas são sonhos com datas.” E o primeiro passo para planejar sua liberdade financeira é exatamente esse, ter suas metas e objetivos de vida muito claros.

Coloque as datas em que você irá alcançar cada um dos seus sonhos e atribua um valor financeiro para cada um deles. Assim fica mais visível saber quanto você terá que acumular em seus fundos de investimentos para realizá-los.

2º – Organize seu orçamento mensal

Crie um orçamento pessoal para organizar suas finanças. Separe todas as suas despesas e anote todos os seus gastos diariamente, como: combustível, farmácia, alimentação etc. No fim do mês, faça um comparativo entre o que você ganha e o quanto você gastou e veja o que foi gasto desnecessário para ser cortado nos próximos meses.

Se você quer acumular riqueza, é imprescindível gastar menos do que ganha todos os meses.

3º – Simplifique suas finanças e evite cartões de crédito

Tenha conta em apenas um banco e um cartão de crédito. Aliás, você precisa de um cartão de crédito? Cartões só servem para contribuir com mais dívidas. Procure sempre pagar à vista, pois assim você pode negociar descontos.

Mas se o cartão for fundamental para sua vida, tenha somente um e com um limite que seja menos da metade do seu salário.

4ª – Diversifique sua fonte de renda

Nunca tenha apenas uma fonte de renda. Se hoje você está em um cargo e em uma empresa estável, amanhã pode não estar mais. Por isso, procure por outras fontes de renda em que você possa trabalhar em paralelo ao seu emprego, como trabalhos freelancer, por exemplo.

Além disso, separe pelo menos 20% de tudo que você ganha mensalmente para aplicar em fundos de investimentos, como tesouro direto e ações. Você pode começar aplicando 10% e ir aumentando esse percentual a cada mês.

Ps: Ler livros sobre educação financeira também ajudam e muito a planejar suas finanças e a fazer bons investimentos a longo prazo.

🎁 PRESENTE ESPECIAL PARA VOCÊ!

SUPER AULA GRATUITA com ESPECIALISTA em INVESTIMENTOS sobre: Como conquistar sua Liberdade Financeira em 3 simples passos

Clique aqui para garantir sua vaga 100% gratuita!

Coloque essas dicas em prática, assista a essa aula e garanta um futuro melhor para sua vida pessoal e profissional! Comente abaixo o que você já vem fazendo para garantir sua liberdade financeira.