Como ter um currículo acima da média e aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se a primeira impressão é a que fica, ter um currículo acima da média é fundamental para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego, não é mesmo? Afinal de contas, será o primeiro contato do recrutador com a sua figura e é a primeira chance de chamar a atenção para suas qualidades e aspectos positivos do seu trabalho. E não se engane se pensa que um bom currículo é aquele que tem várias páginas; o departamento de recursos humanos está mais preocupado com as suas capacidades do que com o excesso de informações.

O primeiro ponto para causar uma boa impressão é não cometer erros de português e/ou digitação. Não dá para tentar um emprego em qualquer lugar se não tiver um bom domínio do idioma e entregar um currículo sem revisá-lo pode demonstrar desinteresse pela vaga ou pela empresa. Dê preferência para designs mais limpos, com as informações organizadas. Procure colocar seus dados pessoais logo após o nome, no topo. Telefone, endereço, e-mail e estado civil, por exemplo, podem estar logo nas primeiras linhas, para visualização fácil e rápida do recrutador.

Pode parecer bobagem e até redundante falar isso, mas você precisa ser sincero. Não adianta encher o currículo de boas referências e experiências se depois isso não poderá ser provado. Além de ser uma atitude extremamente antiética, sua imagem ficará arranhada e as portas daquela empresa podem ficar fechadas para você. Não domina o inglês? Então, é melhor não fazer referência a ‘línguas estrangeiras’ – omitir é melhor do que mentir, e você pode provar outros pontos fortes na entrevista de emprego e superar o problema de não falar outro idioma. Mas é claro que também vale reforçar seus pontos fortes. Utilize suas experiências em empregos anteriores como oportunidade para mostrar sua evolução dentro da área e destacar seus aspectos positivos.

Não há nenhuma obrigatoriedade em colocar o último salário recebido, mas pode ser um facilitador para a empresa que está contratando. Mas tome cuidado e avalie se essa informação não pode prejudicá-lo: caso a vaga ofereça uma remuneração menor do que a anterior, é preferível colocar ‘a combinar’ ou mesmo omitir essa informação, porque pode afastar o recrutador e a empresa. A foto também deve ser usada com cautela. É preciso avaliar se a imagem pessoal será importante para o cargo pretendido e se a foto está bem tirada, em que o candidato apareça bem na imagem.

Seja objetivo e sucinto: não adianta entregar um currículo de cinco páginas cheias de informações inúteis e que se perderão na pilha de papéis na mesa do departamento de recursos humanos. Entenda o que a empresa está procurando e mostre em no máximo duas páginas porque você é a pessoa mais adequada para aquela vaga. Destaque suas experiências profissionais, valorize suas características e não faça o recrutador perder tempo lendo informações que não vão acrescentar nada para sua imagem. Suas qualidades pessoais serão verificadas na entrevista de emprego ou de estágio, então encher as páginas de palavras difíceis provavelmente não vai chamar a atenção de ninguém. Tenha em mente que sua carreira pode depender de atitudes tomadas antes mesmo de assinar o contrato.

Se você ainda não se sente preparado para brigar por uma vaga no mercado de trabalho, vale a pena dar uma olhada nos nossos outros textos para universitários!