Descubra como funciona a cultura do principal responsável por transformar o mercado de vários segmentos mundiais

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar sobre o Vale do Silício? Não temos dúvidas que sim. Afinal, trata-se do epicentro da revolução tecnológica que, desde a metade do século passado, vem transformando o mercado de vários segmentos e introduzido novos hábitos no cotidiano de várias pessoas e empresas do mundo todo.

Mas, você já se perguntou o que faz o Vale do Silício ser reconhecido como o coração da inovação? Nunca se perguntou? Não se preocupe, pois reunimos neste artigo informações sobre o Vale do Silício que podem, além de esclarecer essa dúvida, ser relevantes para inspirar você a sonhar grande e a incorporar essa cultura em sua forma de pensar.

Afinal, onde fica o Vale do Silício e como tudo começou?

Localizado no estado da Califórnia, o Vale do Silício reúne as principais empresas de tecnologia da informação do mundo, como o Facebook e o Google. Sem deixar de mencionar a presença da Universidade de Stanford, considerada o cérebro que impulsiona as pesquisas de inovação na região, gerando oportunidades para diversos universitários.

Mas não pense que essa região sempre foi considerada assim, o pólo tecnológico mais famoso do mundo e o desejo de local de trabalho de todo universitário.

Tudo começou na década de 1950, quando oito empreendedores, não desistindo de seus sonhos, fundaram a empresa Fairchild Semiconductor, umas das responsáveis por apoiar diversos empreendedores e a transformar o deserto do Vale do Silício no conglomerado tecnológico mais famoso que conhecemos atualmente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor, 70% das empresas que fazem parte do Vale do Silício tem seu passado ligado à Fairchild.

A cultura do Vale do Silício é pura inovação

A partir do que já expomos, já deu para sentir um pouco da cultura do Vale do Silício, não é mesmo? Afinal de contas, o que fizeram os oito empreendedores persistirem em seus objetivos? O sonho de crescer e ter o seu próprio negócio.

Mas e então, por que a cultura do Vale do Silício é pura inovação? Diremos a você o porquê. No Vale do Silício, existe uma cultura que valoriza:

1 –  Pessoas que não se conformam com o status quo e que, por isso mesmo, estão sempre procurando novas soluções;
2 –  O aprendizado, pois entendem que aprender é o caminho mais rápido para criar novos empreendimentos;
3 – Pessoas que não cansam de testar protótipos e que saem as ruas para validar suas hipóteses, expandindo os seus conhecimentos;
4 – Um ambiente de trabalho desenvolvido para causar impacto na qualidade de vida de seus colaboradores, pois compreendem que a chave para estimular ideias inovadoras também está na satisfação de seus funcionários;
5 – A diversidade, tão que, segundo dados da Endeavor Brasil, 45% dos funcionários do Vale do Silício são oriundos de vários países do mundo.

Isso permite formar um ambiente criativo, uma vez que possibilita abordagens e pontos de vistas diferentes, levando em consideração a formação étnica de cada funcionário estrangeiro.

O Vale do Silício é mais do que um lugar, é uma cultura que se dissemina por todo o mundo, ultrapassando a sua limitação territorial.

As organizações que deixarem de empregar valores como os que foram citados, certamente poderão sucumbir, considerando que se trata de uma tendência global, não se limitando somente ao nicho tecnológico. Inovar hoje é mais do que uma exigência, é fundamental em qualquer organização de qualquer segmento que seja.

Acompanhe o nosso site e fique por dentro de conteúdos relevantes como esse!