Marketing pessoal: como essa habilidade pode ajudar você universitário a vender melhor seu peixe

Tempo de leitura: 3 minutos

As dores e as delícias de ser universitário, você certamente conhece bem! Uma das aflições dessa etapa a vida é a insegurança que vem com ela nas entrevistas de emprego e na própria faculdade, especialmente nos momentos de se apresentar em público para defender um trabalho ou uma ideia. O marketing pessoal pode te ajudar muito nesse sentido. Aprenda como turbiná-lo e se sentir mais preparado para qualquer desafio.

 
O que é marketing pessoal?
 
Ele abrange todo o conjunto de estratégias e ações práticas cujo objetivo maior é valorizar a sua imagem pessoal, fazendo com que você seja visto de maneira mais positiva nos círculos sociais pelos quais transita. 
 
É uma construção que demanda um certo tempo e acompanhamento constante, mas que traz retornos. Ao conquistar uma imagem mais positiva, você se sente mais seguro enquanto universitário ou candidato a uma vaga de emprego, mesmo quando estiver em locais onde essa imagem não é necessariamente conhecida.
 
Como fazer?
 
Existem várias ações para executar o seu marketing pessoal:
 
• Procure desenvolver a sua capacidade de liderança, tanto nos pequenos desafios do dia a dia quanto em cursos específicos para isso. Lembre-se de que liderar está muito longe de ser arrogante, pelo contrário. O bom líder é capaz de ouvir, compreender, se manter isento para resolver um conflito, ter dinamismo e integridade.
 
• Invista na sua imagem pessoal, para estar sempre apresentável. A forma como você se veste é uma das formas de comunicar uma mensagem ao mundo. Por exemplo: se você vai para uma entrevista de emprego, mesmo que seja para um cargo de estágio, vista-se como alguém que, algum dia, pode assumir uma função de coordenação, alguém capaz de ser o cartão de visitas daquela empresa.
 
• “Quem não é visto, não é lembrado”, a máxima é do tempo da sua avó, mas continua super atual, especialmente no marketing pessoal. Circule pelos eventos sociais onde houver pessoas com as quais você queira se relacionar profissional e academicamente. Aproveite que o espaço universitário oferece essa possibilidade, por meio de feiras, workshops e outras atividades do gênero.
 
• Não tenha medo de se candidatar para assumir funções, como ser representante de turma, por exemplo. As empresas valorizam isso e, dentro da faculdade, vai lhe ajudar a se manter mais próximo do corpo docente para levar as demandas dos outros estudantes e propor melhorias.
 
• Pro-atividade é tudo! Não fique inerte diante de situações negativas que podem ser revertidas e nem espere que alguém lhe peça para fazer algo a respeito. Se estiver ao seu alcance, tome uma atitude, mobilize aqueles que estão ao seu redor, seja a pessoa focada na solução, e não no problema.
 
• Tenha alguma particularidade, uma marca própria em tudo aquilo que fizer. As marcas usam essa estratégia, que também é válida para pessoas. Faça as coisas de modo que as pessoas que virem saibam que partiu de você.
 
E o mais importante: tenha um objetivo definido, saiba onde você pretende chegar, em quanto tempo e quais são as etapas que terá que percorrer para não se perder no caminho.