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Já reparou que cada vez mais temos pessoas ansiosas, desmotivadas, depressivas, impulsivas e explosivas? Esses são alguns dos Reflexos de pessoas sem Inteligência Emocional.
Além de tudo isso que citei acima, essas pessoas costumam ter:
- Desmotivação no Trabalho;
- Insatisfação salarial;
- Falta de identificação com as atividades realizadas e o dia a dia da empresa;
- Dificuldade de se relacionar;
- Sensação de não estar sendo valorizado;
- Perfeccionismo;
- Estresse;
- Falta de perspectiva;
- entre uma série de outras coisas.
Segundo a OMS, nos últimos 15 anos houve um aumento expressivo na frequência de transtornos relacionados a este sintoma em todo o mundo, com o Brasil na liderança do ranking.
Outra estatística alarmante, divulgada também pela Organização Mundial da Saúde, é que 1,4 bilhões de pessoas (20% da população mundial), cedo ou tarde, desenvolverão depressão.
Infelizmente, tudo isso acontece porquê não somos preparados e tão pouco ensinados na escola e faculdade, que devemos desenvolver Inteligência Emocional (IE).
Até um tempo atrás, assuntos como este, eram vistos com um certo preconceito, porém, as pessoas estão ficando cada vez mais atentas e vendo a real importância disso no dia a dia e principalmente no ambiente corporativo.
Talvez você tenha chegado nesse texto porque já conhece um pouco sobre o assunto, mas hoje eu vou falar desse assunto com um viés voltado para o mercado de trabalho.
Vou falar da importância na sua carreira, o quanto isso impacta diretamente na sua evolução dentro de empresas e como desenvolver IE vai te ajudar a ser contratado (a) mais facilmente.
Você gostaria de ser um profissional melhor? Talvez um chefe, aluno, filho, colega de trabalho ou até mesmo um amigo melhor?
Se a resposta foi sim para alguma dessas perguntas, saiba que ser inteligente emocionalmente, vai te ajudar positivamente na sua vida profissional e pessoal.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna afirmava que
“As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Afinal, o que é Inteligência Emocional?
Inteligência Emocional (IE), é considerada por grandes estudiosos como a habilidade de saber lidar com nossas próprias emoções e as dos outros, sentimentos e de nos motivarmos.
Os primeiros a introduzirem o assunto, foram os Pesquisadores/ Psicólogos Peter Salovey e John Mayer, que resumiram o tema como: capacidade perceber e exprimir a emoção; assimilá-la ao pensamento; compreender e raciocinar com ela; além de saber regulá-la em si mesmo e nos outros.
Daniel Goleman foi um dos responsáveis por difundir o tema e é considerado um dos maiores especialistas sobre o assunto, sendo referência para muitas pessoas e profissionais.
Goleman dizia que saber controlar as emoções, é essencial para o desenvolvimento da inteligência de cada um.
Quando nascemos, não existe uma “fita” que nos identifica como vitoriosos ou fracassados no jogo da vida e, embora existam pontos que determinam o temperamento, muito dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados.
Muitas pessoas acreditam que todo o comportamento e temperamento que uma pessoa expressa, não pode ser alterado. Mas repare que isso é uma crença que a sociedade instala nas nossas cabeças e acabamos por acreditar piamente nisso e aceitamos que “eu sou assim”.
Você pode mudar e evoluir, afinal, nessa era da nova economia que estamos vivendo, é essencial e o mercado de trabalho está buscando isso nos profissionais (independente de qual seja a área de atuação).
Até pouco tempo atrás, Inteligência Emocional era uma habilidade essencial para o profissional do futuro, mas hoje, ela se tornou indispensável para o profissional do presente.
Pra que serve a Inteligência Emocional?
O mercado de trabalho sobretudo nunca mudou tanto e muda significativamente dia após dia.
A forma que as empresas contratavam e mantinham funcionários, mudou. Inteligência Emocional é uma das soft skills mais buscadas, pois ela contribui diretamente na administração do estresse, é vital para a melhoria da cooperação em times de trabalho e extremamente útil para aprendermos com os relacionamentos.
Nossa habilidade de trabalharmos em conjunto é inegavelmente impactada pelas nossas emoções e isso requer habilidades de se acalmar, conectar e integrar nas relações no ambiente de trabalho.
Um estudo feita pela Brighton School of Business e Management, mostra que de todas as competências consideradas como essencial para alta performance profissional, decerto 67% estão relacionada à inteligência emocional.
Outro estudo realizado com 186 executivos em Inteligência Emocional, comparando seus resultados à lucratividade que trazem à empresa, demonstrou que líderes que tiveram resultados mais altos em inteligência emocional era inegavelmente mais suscetíveis a serem mais rentáveis para a empresa.
Esses são alguns estudos, mas deixa eu te dar uma dica como fundador de uma empresa (The Bridge Conecta) que desenvolve e fornece profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
Certamente todas as empresas que temos parceria e participam de nossas Imersões Corporativas Presenciais, Imersões Onlines ou Participam de Nossos treinamentos e cursos onlines, dizem que procuram candidatos inteligentes emocionalmente.
E no que será útil?
Os profissionais responsáveis pelo recrutamento e contratação de pessoas, relataram que esses são alguns dos benefícios que esses candidatos certamente fornecem para as empresas:
- Maior produtividade no ambiente profissional
- Melhor relacionamento com os colegas nas horas de trabalho
- Maior equilíbrio emocional e menos chance de doenças relacionadas à ansiedade, estresse e depressão
- Capacidade de poder Influenciar outras pessoas
- Sabem se expressar de forma mais clara
- Dizem a coisas certas para obter os resultados corretos
- Demonstram mais clareza nos objetivos e ações
- Melhora significativa na capacidade de tomar decisões (uma das 10 principais habilidades elencadas pelo fórum econômico mundial que deve estar presente em profissionais)
- Conduzem situações difíceis de maneira bem sucedida e calma
- Aumento na autoestima, fazendo com que o trabalho e relacionamento sejam melhores
- Se entregam mais no trabalho e estão mais dispostos a evoluir, fazendo com que a empresa cresça e evolua também
- São mais independentes e seguros
- Sabem dizer SIM quando precisa dizer SIM mas também sabem dizer NÃO quando precisam dizer NÃO
- Separam o Pessoal do Profissional, não levando os estresses de casa para o trabalho
- Conquistam o respeito dos outros
Bastante coisa, né?
Enfim a grande questão e pergunta que vale ouro:
Como Desenvolver Inteligência Emocional?
Existem vários treinamentos, cursos e imersões para isso, e seria ótimo se você fizesse, pois ajudaria de maneira mais direcionada.
Nós mesmos trabalhamos Inteligência Emocional de forma prática para você se desenvolvê-lá em sua carreira, mas minha missão aqui e agora, é fazer com que você saia com um conteúdo que já pode começar a aplicar e obter resultados.
Exatamente por isso, que vou te entregar o SANTO GRAAL da Inteligência Emocional segundo Daniel Goleman, que pode ser categorizada em cinco habilidades. São elas: reconhecimento das próprias emoções, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções em outras pessoas e relacionamentos interpessoais.
Reconhecimento das Próprias Emoções
Também conhecida como Autoconsciência, essa habilidade consiste primeiramente na capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e emoções quando ocorrem.
A incapacidade de reconhecer nossos sentimentos, nos deixa eventualmente à mercê das nossas emoções.
Além nos tornar pessoas mais seguras e fazer com que sejamos melhores pilotos de nossas vidas, dominar essa habilidade faz com que desenvolvamos uma maior consciência sobre decisões pessoais e profissionais, desde que emprego aceitar até quais amizades teremos.
Controle Emocional
Lidar com os próprios sentimentos, entendendo e adequando-os a cada situação vivida. Pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente sendo bloqueadas por emoções negativas e lutando contra sentimentos de desespero, enquanto as que procuram desenvolvê-lá se recuperam mais rapidamente dos problemas e perturbações da vida.
Pode-se dizer que essa habilidade se liga totalmente com a Habilidade anterior (Autoconsciência), pois se não conseguirmos reconhecer as emoções que estamos vivendo, dificilmente poderemos fazer algo a respeito delas.
Automotivação
Aposto que você certamente já sentiu dificuldades para se concentrar em tarefas, se sentiu ansioso ou teve dificuldades em dar os primeiros passos em algo que era preciso ser feito.
Automotivação é a habilidade de colocar as suas emoções a serviço de uma meta, objetivo ou realização (pode ser pessoal ou profissional). Fazendo isso, conseguimos canalizar a atenção para uma atividade, aumentar nossa produtividade, aumentar o desempenho na realização de tarefas e entrar em estado de “FLOW” (FOCO), possibilitando assim, melhores resultados em uma tarefa.
Reconhecimento das Emoções em
outras Pessoas
Diz respeito à habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos. Empatia é outra habilidade que constrói o autoconhecimento emocional. Afinal ela permite às pessoas reconhecerem necessidade e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes.
Trata-se de ser uma pessoa empática! Empatia permite que você reconheça necessidades e desejos nos outros, permitindo que você se sintonize melhor com as pessoas e construa melhores e mais sólidos relacionamentos.
Isso fará de você um profissional melhor independente da sua área de atuação. Você terá melhores resultados na área comercial, jurídica, administrativa, educacional e até mesmo na área da saúde.
Quer um exemplo bem claro de uma pessoa que domina muito bem essa habilidade? Assista a série Suits e preste atenção em Donna Paulsen!
Dominar essa habilidade, tornou Donna uma das assistentes executiva/ secretária mais cobiçada do mercado da lei, além disso, ela é a grande responsável por tornar o ambiente de trabalho muito mais equilibrado.
Sem falar que ela é inegavelmente capaz de reconhecer rapidamente o que QUALQUER PESSOA está sentindo, desejando ou querendo dizer.
Lembro-me até de um episódio em que um dos personagens reconhece essa habilidade e diz que “agora entendo o porquê de você estar aqui e ser tão valiosa”.
Então domine essa habilidade e esteja preparado (a) para se tornar 100 vezes melhor no seu campo profissional.
Relacionamentos Interpessoais
Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é sobretudo, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal. Pessoa com essa capacidade são mais eficazes e,m tudo que dis respeito a interações interpessoais.
Temos como base da The Bridge, o NETWORKING! Todo o tempo, de forma online ou presencial, estamos nos relacionando com pessoas, tanto nos horários comerciais quanto nos de lazer, afinal, essa é uma habilidade importantíssima.
Dominar a arte do relacionamento, consiste também em saber lidar com a emoção dos outros. Pois você precisa entender o que as pessoas precisam e principalmente saber como gerar valor para o próximo (princípio de networking).
Quanto mais você entender e desenvolver essa habilidade, mais você se torna eficaz em tudo que diz respeito a interações interpessoais. Mesmo que a Tecnologia esteja avançando cada vez mais, precisamos de pessoas que saibam se relacionar, e isso, se torna cada vez mais raro nas pessoas que estão no mercado de trabalho.
Costumo dizer que na vida existem dois tipos de pessoas: AS QUE INFLUENCIAM E AS QUE SÃO INFLUENCIADAS.
Qual delas você quer ser? As pessoas que dominam esta última habilidade, costumam influenciar e são extremamente requisitadas pelas empresas.
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As empresas, amigos, família, parceiros e o mundo, pede incessantemente por pessoais com as habilidades descritas acima.
Daniel Goleman diz que pessoas que exercitam as cinco habilidades tendem a parecer confiantes, são boas naquilo que fazem profissionalmente, atingem seus objetivos, são adaptáveis e flexíveis. São pessoas resilientes e capazes de se recuperar de situações estressantes. “A vida é muito mais suave se você tem uma boa inteligência emocional”, resume o psicólogo.
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Se quiser saber como desenvolver essa habilidade de forma prática e voltada para evoluir em sua carreira, entre em contato conosco que te ajudaremos a fazer isso 😉