Uma das principais habilidades que vão diferenciar os profissionais do futuro

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e somente uma graduação e cursos complementares não são garantia de uma boa colocação no mercado de trabalho. Algumas habilidades podem fazer a diferença, e saber programar pode ser uma delas.

Seja formado ou universitário, é possível compreender a lógica da programação de um jeito mais fácil do que se imagina. A programação é baseada em raciocínio lógico e, como vivemos em um mundo cercado por tecnologia por todos os lados, entender melhor esse universo possibilita enxergar as coisas com outros olhos.

Em um futuro próximo, os termos relacionados à lógica de tecnologia serão mais comuns do que são atualmente, já que a tendência da tecnologia é evoluir cada vez mais e mais.

Aquele indivíduo que aprendeu a programar, independentemente da sua área de formação, consegue organizar melhor as suas ideias e funções e, dessa maneira, acaba desenvolvendo melhor a sua criatividade.

Mitchel Resnick é pesquisador do laboratório de mídia do MIT, e diz que “programar é tão importante quanto ler e escrever, necessidades básicas de qualquer humano”. Chris Bosh, jogador da liga de basquete dos EUA, a NBA, foi influenciado pelos pais a aprender a programar desde muito pequeno.

Em diversas entrevistas, ele contou como esse aprendizado, logo na infância, contribuiu para o sucesso dele no esporte que escolheu se dedicar. Chris também apoia a ideia de que disciplinas relacionadas à lógica e programação deveriam ser obrigatórias nas escolas.

Cada e-mail que enviamos, cada site que acessamos, ou cada sistema que utilizamos, só existem graças a uma linguagem de programação que foi desenvolvida por um programador. Nos Estados Unidos, no período em que foi Presidente, Barack Obama incentivou a introdução do ensino de programação para todos.

Até no Brasil algumas escolas já têm no seu currículo disciplinas introdutórias à programação. Entender alguns conceitos básicos faz com que a atuação no mercado de trabalho seja bem sucedida, já que independente, da área, sistemas e computadores são muito utilizados para várias funções.

Mas afinal, o que é linguagem de programação?

A linguagem de programação compreende várias regras e instruções que são transferidas para o computador para que o processador possa fazer determinadas funções. Pode ser definida também como a ponte que faz a comunicação entre os humanos e os computadores.

As linguagens de programação são divididas em dois tipos: baixo e alto nível. Essa definição não quer dizer que uma seja melhor que a outra, mas sim que uma está mais próxima do computador do que a outra. A Assembly é uma linguagem de baixo nível e usada para falar direto com o processador. C/C++ e JavaScript são de alto nível, e são mais abstratas, próximas à linguagem humana.

Uma coisa muito interessante, é que qualquer um pode aprender, desde que tenha bem definido logo no início os seus objetivos nesse aprendizado. Entender a lógica da programação é o primeiro passo, pois ela é a base de tudo. Buscar fontes confiáveis e que entendam do assunto também é muito importante e fundamental. Hoje em dia existem inúmeros sites, cursos online e fóruns de discussão com várias pessoas que gostam e querem trocar conhecimentos sobre esse universo.

Marque abaixo seu amigo que precisa aprender programação!