Mercados que crescem durante a crise: Oportunidade para os universitários

Tempo de leitura: 3 minutos

Você acorda, acessa o seu portal de notícias favorito para se atualizar e a primeira manchete que vê se resume em uma palavra: “crise”. No caminho para a faculdade, olha os jornais na banca e logo na capa está estampada a situação econômica difícil que o Brasil está vivenciando. A mídia toda batendo na mesma tecla. Parece um cenário desesperador, mas antes de jogar tudo para o alto, saiba que é tudo uma questão da sua perspectiva em relação ao mercado de trabalho.
Existem setores que crescem mesmo diante da crise. Você, universitário, deve ficar ligado nisso, porque aí pode estar a sua grande chance! Vamos saber quais setores são esses?

Automação

Quem está cursando TI já sai na frente! Empresas que prestam serviços de automação para outras corporações, desenvolvendo softwares e implementando estruturas de TI, tendem a crescer em momentos de instabilidade econômica.
Isso acontece porque os empreendedores investem nesses recursos para reduzir os seus custos a médio e longo prazo e para se diferenciar da concorrência. Portanto, podemos dizer que esse é um mercado de trabalho que está sempre aquecido.

Marketing digital

Estratégias convencionais de divulgação custam caro. Durante a crise as empresas cortam custos e não vão pagar uma fortuna para veicular um comercial na televisão, por exemplo. Mesmo assim, é importante manter a divulgação até para que o negócio continue a crescer. Assim, a maioria recorre às agências de marketing digital, as quais podem trazer resultados efetivos por um valor mais acessível.
Se o seu curso universitário é da área de comunicação, talvez começar a se planejar para abrir o seu próprio negócio nesse ramo seja uma ótima ideia!

Consultoria empresarial

Uma das consequências da crise é a busca por parte dos empreendedores de tomar decisões que melhorem a viabilidade financeira do seu negócio. Por isso, investem em profissionais que os orientem nesse sentido, sabendo que isso representa uma economia a longo prazo. E o melhor é que por mais que essa seja uma prática que se destaca em tempos de crise, é uma tendência geral, ou seja, mesmo quando a economia estiver em um cenário mais favorável, consultores corporativos continuarão tendo mercado de atuação.

Alimentação rápida 

Os públicos de classe mais alta tiveram que abrir mão de alguns confortos, como a ajuda de uma empregada doméstica. Refeições rápidas e baratas (comida congelada, por exemplo), principalmente se oferecer a possibilidade de entrega a domicílio, constituem um excelente nicho de negócio.

A busca por alimentação saudável também é uma tendência atual. Então, a dica é, mais uma vez, tentar integrar essas tendências e oferecer algo que atenda mais de um público.

Logística

Outro mercado que cresce em período de crise financeira é o de logística, especialmente se for focado em comércio exterior, ou seja, em exportação. Com o dólar mais alto em relação ao real, as empresas estão buscando vender seus produtos para fora para alcançar uma margem de lucro mais alta, fazendo desse um setor bastante promissor.

Se você é universitário, não foque na crise, mas nas possibilidades que ela abre.