Qual o perfil de universitário que as empresas buscam?

Tempo de leitura: 3 minutos

Conseguir o primeiro emprego sem ter qualquer experiência é difícil e o mercado de trabalho pode ser ‘cruel’ na hora de selecionar os melhores candidatos. Por isso, muitos universitários tentam encontrar vagas de estágio que possam contribuir com a formação acadêmica, trazer uma ajuda financeira e agregar para o currículo, além de iniciar os contatos com os futuros colegas de profissão.

Muitas empresas estão preocupadas com o futuro e gostam de investir na contratação de estagiários para moldar os jovens que poderão integrar o quadro de funcionários futuramente. É uma oportunidade para conquistar jovens talentos antes que a concorrência descubra o potencial, e por isso é importante ficar ligado nas oportunidades que aparecem e abraçar aquela que mais se assemelha com o seu perfil.

Cada empresa procura um tipo específico para ocupar as vagas de estágio: existem aquelas que procuram jovens prestes a se formar e outras que preferem encontrar universitários que ainda estejam nos primeiros anos da faculdade. O que é quase consenso em todos os lugares é que o estagiário é um profissional em formação, precisa ser lapidado aos poucos. Como não tem experiência, alguns erros até podem ser tolerados para permitir a adaptação ao novo emprego.

Além disso, todo recrutador está em busca de jovens que sejam curiosos e com iniciativa. A proatividade conta muito nessas horas, mas é preciso tomar cuidado para não parecer intrometido. Demonstrar interesse em participar das atividades é fundamental para chamar a atenção e se destacar durante o período de estágio, mas deve-se tomar cuidado para não quebrar barreiras hierárquicas que possam gerar mal-estar entre os colegas.

Não importa a área, o comprometimento é outra qualidade procurada pelos departamentos de recursos humanos de qualquer segmento. Antes e durante a entrevista de emprego, o candidato deve mostrar que está disposto a vestir a camisa da equipe e que terá responsabilidade para exercer as funções exigidas. Saber trabalhar sob pressão também é uma característica observada na contratação de universitários. Eles já estão acostumados com certo tipo de pressão pelas exigências em provas e atividades na faculdade, mas a pressão dentro de empresas é diferente e o candidato precisa estar ciente dos desafios que irá enfrentar.

É importante ter em mente também que apesar de serem importantes, as notas acadêmicas não serão necessariamente determinantes para a contratação. Mais do que bom desempenho na parte teórica, muitas empresas precisam de pessoas que tenham o domínio da teoria, mas também tenham condições de aplicar o que se aprende em sala de aula na prática. Mostrar conhecimento sobre a empresa em que se está tentando uma vaga e demonstrar vontade de aprender e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional são essenciais para sair na frente dos concorrentes na luta por um estágio.

O candidato também precisa demonstrar as aptidões necessárias para a vaga que está disputando. É preciso avaliar quais são os pré-requisitos exigidos para saber se existem chances de passar pelo processo seletivo. Por exemplo, ter o domínio de técnicas básicas de SEO e saber utilizar as mídias sociais serão habilidades que terão mais valor se você se candidatar para uma vaga na área de tecnologia do que se tentar um estágio em escritório de advocacia. Um bom desempenho enquanto estagiário pode ser determinante para o restante da carreira.

Ainda não se sente preparado para o mercado de trabalho? Temos mais dicas aqui no blog para o universitário que quer se destacar!