8 Dicas para se tornar Extremamente Produtivo durante a faculdade

Tempo de leitura: 3 minutos

Em um mundo cada vez mais competitivo, ter uma formação universitária deixou de ser um diferencial para se torar uma obrigação para quem deseja se destacar. Porém, para muitas pessoas, dividir o tempo entre trabalho e estudos torna esse período da vida bem mais cansativo o que leva muitos a desistir ou não dar o máximo do seu potencial.

Se você está nesta situação e deseja aumentar sua concentração e produtividade nos estudos, nós separamos sete dicas para você se tornar mais produtivo durante a faculdade.

Otimize seu tempo

Para quem tem que aliar os estudos com o trabalho é muito comum acabar perdendo o foco e com isso deixar de lado, ou por último, coisas importantes. Lembre-se de dividir os seus horários (e cumprir o seu cronograma) para que as atividades, profissionais, escolares e pessoais recebam a mesma atenção.

Foque-se

Crie uma lista com as atividades, diárias, semanais e mensais. Procure colocar uma classificação de prioridade para cada tarefa, como por exemplo: prioridade “1” para aquilo que deve ser feito de imediato, “2” para o que você pode fazer e “3” para o que talvez você faça. Foque-se na realização de cada tarefa e risque-a da lista quando concluí-la. Isso ajudará a controlar sua agenda e dar a devida atenção para cada item de acordo com a sua importância.

Defina o melhor horário para estudar

Para isso é preciso saber em qual momento do dia você se sente mais produtivo e disposto. Agora, se você também trabalha, a qualidade do estudo é mais importante que a quantidade. Determine um horário e utilize esse tempo única e exclusivamente para os estudos.

Dê um tempo nas redes sociais

Muitas pessoas utilizam as mídias sociais para trabalhar, organizar grupos de estudo e também fazer contatos, mas quando você não consegue administrar bem o seu tempo, elas acabam se tornando um problema e atrapalhando a execução de tarefas, principalmente as mais corriqueiras.

Dê uma ajuda para sua memória

Crie o hábito de fazer anotações. Isso ajudará você a organizar melhor os planos de estudo e, principalmente, manterá sua mente livre para receber novas informações. Para isso, utilize uma agenda ou aplicativos como o Evernote, Casecamp ou o MindGenius. Isso deixará sua cabeça mais organizada.

Melhore sua manhã

Procure não tomar muitas decisões assim que acordar. Prepare sua bolsa, marmita e separe suas roupas no dia anterior. Isso pode lhe render mais alguns minutos de sono e deixará o começo do seu dia bem mais tranquilo.

Coma direito

Mesmo com a correria entre trabalho e estudos evite pular refeições ou só comer fast food. Lembre-se que o corpo precisa de energia para produzir mais e melhor.

Cresça

Só você é responsável pelos seus resultados. Ponha na cabeça que não há espaço para corpo mole. Você escolheu o caminho que desejava e agora é a hora de assumir o seu papel nessa história. O mais importante é lembrar de que se você não se organizar, pessoas mais organizadas passarão à sua frente. Não desista e boa sorte!

 

Gostou dessas dicas? Sabe de outras coisas que podem ajudar as pessoas a serem mais produtivas durante a faculdade? Conta pra gente nos comentários! Ah, e marque também aquele seu amigo que pode se tornar mais produtivo ao ler esse artigo.