O segredo para você desenvolver uma boa oratória nas apresentações

Tempo de leitura: 4 minutos

O segredo para você desenvolver uma boa oratória para as apresentações (e mais 3 dicas práticas)

Na noite anterior não foi possível dormir. A apresentação na faculdade do dia seguinte espantou o sono e implantou a ansiedade. Mesmo dominando o assunto, a sensação de ser incapaz de falar em público toma conta de você. No dia do trabalho, os suores, a angústia, os olhos julgadores dos colegas, a cara de tédio do professor e, às vezes até taquicardia, dominam o cenário, enquanto você é apenas um corpo sem uma palavra na cabeça, estático diante da classe.

Quem nunca passou por isso não sabe o desespero e a sensação de fracasso que experimenta aqueles que sofrem com a síndrome de “meu Deus, socorro, eu não consigo falar em público”.

Pois bem, este texto tem a pretensão de ensinar o segredo da oratória moderna. Então aí vai ele: abrace o fracasso. Como assim? E a minha carreira profissional? Se eu não aprender a falar em público como vou me apresentar ao mercado de trabalho, como vou me sair bem em entrevistas de emprego, como vou terminar a faculdade?!

São muitas perguntas, pequeno gafanhoto. O texto repete e agora te explica: Abrace o fracasso! Apenas quando você aceita o erro, é possível livra-se do peso de errar.

Agora, sem mais filosofia de boteco. Vamos à prática:

Dica n.º1: Treine

Se você almeja uma carreira bem-sucedida saber vender-se com palavras é de fundamental importância.
Para isso, você precisa saber: não virá sem treinamento, ou seja, não vai surgir em você a habilidade para a oratória. Se fosse assim, certamente, não haveria a necessidade de ler esse texto.
Mas como não ficar nervoso? Dominando o texto oral que você precisa produzir. Sim, uma fala em público também é um texto e, portanto, precisa de começo, meio e fim.

Estruturar o pensamento e, consequentemente, sua fala, só lhe trará benefícios, como a sensação de domínio sobre a apresentação. Isto te ajudará a eliminar uma parte do nervosismo.

Nesse sentido vale tudo, inclusive escrever o texto a ser apresentado. Ainda que algumas pessoas acreditem que essa prática retire um pouco da naturalidade da fala, escrever o texto oral te ajudará a visualizar a totalidade do pensamento. Para ter naturalidade, novamente: treino. Primeiro, decore o texto e, depois, incorpore-o a sua fala, trazendo-o de volta para o campo da oralidade.

Dica n.º2: (treine) e não deixe para a última hora

Quando alguém se propõe a arranjar um emprego e participar de entrevistas, a pessoa começa a pesquisar sobre as empresas em que ela almeja trabalhar. Procura saber dados práticos, ao mesmo tempo em que entende qual a filosofia do negócio. Tudo para estar preparado no dia da entrevista, com um perfil próximo daquele pretendido pela empresa.

E você, quando tem um seminário na faculdade, uma apresentação para toda a classe, deve fazer o mesmo, ou seja, preparar-se com antecedência. Não há oratória que ganhe apenas com o improviso. Por isso, deixar para a última hora só irá aumentar a carga de ansiedade, enquanto que se você for construindo o texto um pouco por dia, incorporá-lo a sua fala será muito mais fácil. Aproveite seus insights e coloque-os no papel, eles certamente não aparecerão, quando seu coração estiver saindo pela boca.

Dica n.º3: (treine) e fale na frente do espelho

Tudo bem, falar na frente do espelho é deveras old school. Então, vamos modernizar um pouco. Pegue seu celular e faça pequenos vídeos com trechos do texto que você está produzindo para a apresentação. Dessa forma, será possível construir consciência corporal. Você começará a se familiarizar com o seu gestual, com o tom da sua voz e com suas expressões faciais. Agora, entenda: essa prática não serve para que você se torne cada vez mais crítico em relação ao seu desempenho. Ver-se de fora deve servir como forma de aceitação, trata-se de autoconhecimento para poder então, implementar as melhorias necessárias. Divirta-se com o processo e, quem sabe, conseguirá divertir também seu interlocutor.

Obs: nunca se esqueça: abrace o fracasso!

Gostou dessas dicas? Sabe de outras artimanhas para desenvolver uma boa oratória? Conta pra gente nos comentários!