Como fazer um planejamento de carreira extremamente eficaz para prosperar em 2018

Tempo de leitura: 3 minutos

Ano novo chegando e com ele a expectativa de conquistar novos objetivos profissionais, não é mesmo? Garanto que você já traçou o seu planejamento de carreira para 2018. Se você ainda não fez, fique tranquilo. Nós te ajudamos!

Não pense que a gente ia deixar você na mão. Sabemos que ano novo significa para você oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional.

Sem mais delongas, que tal irmos diretamente para as dicas de como desenvolver um plano de carreira super eficaz para 2018?

Saiba como fazer um plano de carreira eficaz

Pegue um papel e anote tudo, certo?

Dica 1: Faça uma autoavaliação

Como ponto de partida, faça uma autoavaliação de sua vida profissional. Você conhece a Análise SWOT, mais conhecida como FOFA? Não conhece? Então, trata-se de uma ferramenta eficaz para nos fazer refletir, avaliando os nossos pontos fracos e, consequentemente, apontando o que devemos melhorar para obter sucesso profissional.

Dica 2: Defina metas e objetivos e estabeleça prazos para alcançá-los

Supondo que você tenha feito a autoavaliação e já saiba o que precisa melhorar, é chegado o momento de traçar as metas e os objetivos.

É com base na sua autoavaliação profissional que você poderá traçar com maior precisão essa etapa, pois a autoavaliação poderá fornecer dados essenciais que lhes darão segurança para definir os objetivos e as metas.

Não se esqueça de definir os prazos, pois eles garantirão fidelidade em relação às metas e aos objetivos traçados.

Dica 3: Elabore estratégias

O que preciso fazer para alcançar os objetivos e as metas que tracei? Parta desse questionamento para elaborar estratégias que garantirão que o seu plano de carreira obtenha sucesso.

Dica 4: Institua formas de avaliação de desempenho

Instituir formas de avaliação de desempenho são essenciais na elaboração do planejamento de carreira, uma vez que permite que você avalie se tudo está saindo de acordo com o que foi planejado, possibilitando que você corrija determinadas ações, se for o caso.
Criar indicadores mensais talvez valha a pena para avaliar o seu desempenho e aferir se você está conseguindo alcançar os objetivos profissionais que você traçou.

Como colocar no papel o planejamento de carreira?

Agora que você já sabe como fazer um planejamento de carreira, que tal agora traçar o seu próprio plano de carreira super eficaz para 2018?

Para facilitar, utilizaremos um exemplo, de modo que você consiga visualizar como o planejamento de carreira pode ser realizado a partir de um caso prático.

Imagine Suzana, uma aluna recém-formada que deseja ingressar no mercado em 2018 como trainee da empresa X.

#Dica1 — Suzana fez um autoavaliação no final de 2017 e percebeu que precisa melhorar o seu inglês para participar do processo seletivo para trainee da empresa X.

#Dica2 — Ciente disso, Suzana traçou o seu objetivo, qual seja: se tornar fluente em inglês. Estabeleceu o prazo de seis meses para conseguir esse objetivo.

#Dica3 — Para se tornar fluente rapidamente em inglês, Suzana elaborou duas estratégias: a primeira foi procurar um curso que oferecesse recursos para garantir que ela saísse do curso fluente e a segunda ela decidiu escutar músicas somente em inglês, assim como assistir filmes.

#Dica4 — Para verificar o seu desempenho, ela passou a fazer exercícios em inglês todo o mês, de modo que ela pudesse averiguar se ela estava realmente progredindo em seu objetivo profissional.

Percebeu como é simples criar um plano de carreira eficaz? Crie o seu e obtenha prosperidade em sua vida profissional! Acompanhe o nosso site e tenha acesso a conteúdos de alto valor como esse!