Como lidar com as pressões do mercado de trabalho?

Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem está saindo da faculdade agora ingressar no mercado de trabalho pode parecer assustador em um primeiro momento. Recém-formado, sem experiência e cheio de dúvidas e incertezas sobre o futuro. Quem nunca passou por isso, não é verdade? Mesmo os universitários mais dedicados têm receio de como encarar o mundo e lidar com essa pressão pode parecer um desafio à primeira vista. Mas pode ter certeza: se você concluiu qualquer curso superior, já aprendeu a lidar com pressões melhor do que imagina e nem se deu conta.

Seja nos bancos da faculdade ou na mesa de um escritório, estamos sempre sendo submetidos a testes e precisamos demonstrar nossa capacidade de encontrar soluções e superar obstáculos que se colocam diariamente em nosso caminho. Sabe aquela semana que você teve as provas mais difíceis do no primeiro período? Como foi para você conciliar seu tempo para conseguir estudar e dar conta de todo o conteúdo para se sair bem no fim das contas? E no último semestre, você passou pela mesma dificuldade? Provavelmente, você passou toda a faculdade tendo que administrar seu tempo entre provas, trabalhos e lazer. Pare para pensar: compare o seu ‘eu universitário’ dos dois primeiros semestres do curso com aquele que conseguiu pegar o diploma. A sua noção de responsabilidade aumentou bastante, não é mesmo?

Mesmo que inconscientemente, o universitário aprende a administrar o próprio tempo e entende que esta é a melhor forma de lidar com as pressões do dia a dia. Esse é um ensinamento valioso que vale a pena ser transferido para o mercado de trabalho. As ‘semanas de provas’ podem ser substituídas pelas funções diárias que precisam ser entregues ao fim de uma semana. Usar a experiência adquirida durante a faculdade nestes períodos mais tensos pode te ensinar a lidar com a pressão do cotidiano quando começar a trabalhar, seja como funcionário ou mesmo em um negócio próprio.

Outro bom treinamento para o mercado de trabalho e que todo universitário precisa vencer é o famoso Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC. Você leva de seis meses a um ano para organizar todo o projeto, estudar a parte teórica, entender como pode aplicá-lo na prática, pesquisa durante horas a fio, lê dezenas de livros e artigos e prepara tudo com o maior carinho e empenho. Afinal, até aquele momento, o TCC é o projeto mais importante da sua vida, o que dará a chave para deixar a universidade e começar a ‘vida real’.

Quer um ensaio melhor do que esse para elaborar aquele projeto especial no trabalho? Pode não parecer, mas o TCC não ensina apenas o assunto específico que foi tratado no conteúdo. Ao montar este trabalho, você aprende a passar por todas as etapas que qualquer projeto precisa ter no futuro e te ensina a focar em todos os aspectos. Objetivos, metodologia, resultados e discussão, tudo isso vai ser importante quando você tiver sua própria empresa ou ficar encarregado de tomar a frente de uma ideia especial no trabalho.

Passar por um curso superior não ensina apenas a ser um bom profissional, mas faz cada um evoluir também como ser humano. Lidar com os desafios e pressões enquanto universitário faz o aluno desenvolver habilidades cognitivas que serão fundamentais para se mostrar um profissional qualificado. Cada desafio vencido na universidade também pode ser considerado como aula para a vida adulta e um ensinamento para lidar com a pressão do mercado de trabalho.

Quer se destacar no mercado de trabalho? Temos mais dicas para os universitários que querem desenvolver novas habilidades. Confira nossa página no facebook @thebridgeconecta.