Ei Psiu! Qual o seu propósito?

Tempo de leitura: 3 minutos

Qual é o seu propósito? os melhores profissionais do mercado de trabalho atual têm propósitos: entenda como definir uma causa para sua vida acadêmica pode ser o reflexo do sucesso profissional.

Bem definidos, propósitos podem te tornar especialista na área que deseja seguir. Mas, é preciso de alguns cuidados. Entenda.

O momento mais importante de nossa vida chegou: o ingresso em uma instituição de ensino superior. Tudo pronto, a ansiedade insiste em bater e finalmente começamos nossa jornada universitária, em busca do sucesso profissional. Mas, pouco tempo depois, dúvidas e incertezas começam a surgir na cabeça do estudante, trazendo insegurança já nos primeiros passos. Isto é muito comum em quase todos os cursos e um dos principais problemas está na falta ou desalinhamento do seu propósito.

Qual é o seu propósito?

O primeiro ponto que você deve analisar quando busca uma colocação profissional, antes mesmo de se tornar um universitário é: qual a diferença que eu quero fazer no meu ofício? Isso engloba duas questões. A primeira é qual seu propósito dentro da instituição de ensino superior, onde você deve explorar o máximo possível a linha que deseja seguir; e, na sequência, como isso poderá ser aplicado no mercado de trabalho.

Hoje em dia é muito comum os universitários buscarem como causa última, no momento de se inscreverem no vestibular, o dinheiro que a profissão renderá. Ledo engano quem pensa desta forma: vários profissionais bem-sucedidos, em inúmeras aéreas, apontam que o segredo do sucesso está no amor e dedicação ao trabalho, acima de qualquer recompensa financeira, que virá como consequência, e não meta. Por isso é ainda mais evidente a necessidade que temos de ter um propósito real quando entramos na universidade.

A falta de uma causa que te guie

Quais são as consequências dos universitários não terem algo a proporem, a si mesmos, para seu futuro? Decepção acadêmica e profissional. Perceba: há inúmeras pessoas que saem dos cursos que escolheram, muitas vezes após quatro, cinco e até seis anos, e não acham nada que lhes agrade ou questionam que os salários são muito baixos. Isto evidencia que a vocação – ou chamamento, do latim ‘vocatio’ – está se perdendo e benefícios trabalhistas são mais persuasivos. Isto elimina qualquer possibilidade, a curto prazo, de crescimento, seja no meio acadêmico ou profissional.

Tenha um propósito sempre

“Pessoas trabalham melhor quando sabem qual é o objetivo e o porquê”. Esta curta frase de Elon Musk, gênio de inúmeras empresas como a SpaceX, PayPal e Tesla, mostra algo evidente: você não precisará buscar o sucesso profissional se tiver um propósito bem definido. Isto é consequência. Os bilionários do mercado financeiro, em seus inúmeros livros e guias, também fazem questão de destacar que não estão num jogo de acertos e erros – fazem o que efetivamente se programaram para tal durante a vida.

Por isso, estabeleça metas antes de entrar na universidade. Pense-se como estará daqui cinco anos, uma década, 20 anos, o prazo que escolher. Proponha uma linha de pesquisa dentro da universidade e transforme sua vida universitária nisto – algo que você dedique o máximo possível de energia. Entenda sua carreira profissional como uma linha que começa no ingresso a uma instituição de ensino superior e não tem data para acabar.

Lembre-se: inovações ocorrem, minuto após minuto, dia após dia, por pessoas que tiveram um propósito e, com metas estabelecidas e muita força de vontade nas horas de dificuldade, elas virão rotineiramente, então é bom estar preparado. Por isso, pense: qual é o seu propósito? Colocando sua carreira profissional como algo indissociável da sua vida e buscando resultados, não acumulo financeiro, você pode ser o próximo Elon Musk e motivar ainda mais pessoas a seguirem seus sonhos.

1 comentário

  1. Sonia

    Trabalho maravilhoso e muito rico de vocês !!!! Parabéns, nossos jovens precisa deste cuidar!!!
    Como profissional, educadora , mãe e universitária que ja fui …gostaria de deixar uma mensagem!!! O mais importante em nossas vidas é escolher o que de fato possa lhe proporcionar algum tipo de prazer em fazer, ou seja , o que este resultado vai me trazer ? Se a resposta for prazer não importa o que vc escolher, vc dará o seu melhor, vc saberá buscar de fato, pois visualizara o resultado, dessa forma saberá lidar com as abjeções que virão pelo caminho. O resultado é tão prazeroso que estes desafios serão partes do processo que te fará uma pessoa feliz e motivada, se não houver estes desafios não haverá sentido comemorar os resultados. E isso nos motiva de fato, nossas conquistas nos fazem celebrar com nossos familiares nossos amigos!!! E agora imagina se vc escolher algo que não lhe desse prazer? Se você escolhesse o que fazer simplesmente pelo dinheiro ? Dinheiro é importantíssimo, precisamos dele para morar, comer , saúde, viajar , educar nossos filhos… mas imagina vc fazendo um trabalho só para pagar estas contas sem nem um prazer, com o motivo de pagar contas apenas? Vc pode me responder … esta ótimo estou pagando as contas !!! Agora pensa vc indo e vindo todos os dias que vc viver fazendo algo sem sentir nem um prazer, nada daquele frio na barriga, estressado com suas metas ??? Como vc vai estar aos 50 anos ??? Digo isso porque tenho 50 anos, comecei trabalhar em algo que amava, dessa forma produzia mais, em consequência ganhava mais e em consequência estava sempre feliz e isso contamina as pessoas que estão próximas de vc, sua família seus amigos sua equipe de trabalho, e tem mais energia adoece menos ou quase nunca, pratica esportes , estuda e investe em vc também com a mesma energia, se supera cada vez mais e feliz, chega aos 50 querendo produzir mais, e podendo ajudar mais pessoas !!!! Mas se vc escolher algo que não te traz prazer, apenas dinheiro, nesta idade estará estressado pensando na sua aposentadoria!!!!
    Como sei? Ha 35 anos trabalho com pessoas !!!

Comentários encerrados.