A necessidade e a importância de mentes criativas num mercado de trabalho mutante

Tempo de leitura: 3 minutos

A criatividade não se resume apenas a pintar uma obra de arte, compor uma música ou escrever um poema, e nem está restrita ao campo das artes ou da tecnologia. O conceito é muito mais extenso e compreende desde pessoas que buscam transformar a realidade em que vivem até aqueles com pensamentos inovadores, sempre dispostos a encontrar soluções para os problemas que, até então, muitos nem sabiam que existiam.

E em um mercado de trabalho numa realidade repleta de novas tecnologias e ferramentas que se desenvolvem o tempo todo, a criatividade é uma característica fundamental para se destacar diante dos concorrentes e qualidade cada vez mais requisitada pelas empresas na hora da contratação nos mais diferentes segmentos.

Embora em muitos casos seja um dom, um talento ‘nato’ que destaca algumas pessoas em meio à multidão, a criatividade é uma qualidade que pode ser trabalhada e aprimorada por quem busca crescer profissionalmente e tenta se sobressair no ‘tanque de tubarões’ do mercado de trabalho. A começar pela própria empresa, que deve proporcionar um ambiente que traga tranquilidade e permita ao funcionário se concentrar e dar o melhor de si.

Aquele lugar bagunçado e desorganizado tem tudo para desestimular mentes e soluções criativas, então o ideal é pensar na estrutura do lugar de trabalho em um ambiente que permita o desenvolvimento do pensamento criativo, seja ele um local silencioso ou em que os profissionais fazem o ‘brainstorming’ diário, com troca de ideias e informações que certamente irão gerar ideias inovadoras para a empresa.

Em uma economia em que tudo muda o tempo todo, se você não encontrar a solução para determinado problema, algum concorrente vai encontrar e essa pessoa ficará na sua frente no mercado de trabalho. Então, para estimular a criatividade, a curiosidade é parte fundamental de todo o processo: não tenha atitudes mecânicas, pense, entenda como as coisas funcionam, busque explicações e reflita sobre o porquê de tudo acontecer como acontece. Quando tiver a primeira ideia, não pare de pensar.

Continue arquitetando soluções e inovações na sua cabeça e encontre a melhor dentre todas as ideias que você teve. Também é válido pensar nos processos e nas atividades desempenhadas na empresa porque sempre há métodos mais rápidos, baratos ou melhores de desempenhar uma ação – encontrar essa fórmula é um desafio, mas certamente dará o retorno esperado em reconhecimento e destaque.

Aliás, é o desafio que desperta e desenvolve a criatividade no ser humano. A necessidade de se superar e as experiências que oferecem problemas cujas soluções fogem do tradicional nos ajudam a exercitar essa capacidade tão importante no dia a dia de qualquer área, seja profissional ou na vida pessoal. Encare as resistências que certamente surgirão, com colegas de trabalho pessimistas e que não consigam enxergar os problemas da mesma forma que você vê, mas também dê ouvidos para quem pode ajudar com dicas e ideias que implementem a solução original.

A iniciativa, o poder de persuasão e a capacidade de superar desafios, ouvir os outros e entender quais são as críticas construtivas e depreciativas devem ser parte do cotidiano de quem pretende exercitar e desenvolver a capacidade para se destacar no meio profissional.