Algumas Iniciativas que você não pode deixar de participar durante a universidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Talvez você não saiba, mas a maioria das empresas tem dificuldades em encontrar profissionais capacitados e produtivos.

Por isso, quando encontram algum candidato que já passou por uma empresa júnior, foi bolsista de iniciação científica ou participou de projetos como os proporcionados pela The Bridge Conecta, eles se deparam com um novo tipo de estudante – que pode ser um diferencial para sua empresa.

Por isso é importante que o aluno da graduação participe de algum projeto, iniciação científica ou empresa júnior: para se capacitar para o mercado de trabalho e encontrar mais oportunidades.

E se você quer saber quais benefícios esses projetos podem lhe proporcionar, confira logo abaixo.

 

1 – Você já começa a participar de processos seletivos

Quando estamos na faculdade, existem diversos projetos dos quais podemos participar. A maioria deles requer um processo de seleção, realizada por professores (quando falamos de iniciação científica) e dos próprios alunos, quando pensamos em empresas júnior.

Esse tipo de seleção é realizado de diversas maneiras. No caso da iniciação científica, na maioria das vezes, se busca um aluno que saiba o mínimo de inglês, que possua boa escrita e saiba argumentar bem, tendo a pesquisa como ponto chave.

Enquanto nas empresas júnior o processo seletivo é realizado buscando membros que tenham a ver com a empresa, que possuam um espírito empreendedor e a capacidade de lidar com o mercado desde cedo.

 

2 – Se capacitar ainda dentro da faculdade

As empresas júnior são pequenas empresas onde os próprios alunos, dentro da faculdade, desenvolvem trabalhos relacionados à sua profissão. Esse tipo de empresa tem a oportunidade de já integrar o aluno ao meio profissional.

Com isso, o universitário ganha experiência e verdadeiro conhecimento de como é o mercado. Ele aprende na prática e se desenvolve profissionalmente ainda dentro da faculdade.

Deste mesmo modo, o The Bridge Conecta fornece ao aluno certas capacitações que ele não conseguiria dentro de sala de aula. Através de núcleos estudantis, esse projeto desenvolve a troca de informações e conhecimento sobre o mercado entre os graduandos, através de palestras, eventos online e cursos.

Já o aluno da iniciação científica adquire uma experiência diferenciada. Esse tipo de atividade está relacionado com pesquisas desenvolvidas por professores dentro da faculdade.

Os alunos seguem uma linha de raciocínio lógico para resolver questões. Além disso, eles participaram de muitos seminários e congressos, podendo apresentar projetos de forma diferenciada.

3 – Entende a importância da responsabilidade

Esses três tipos de projeto desenvolvem a ideia de compromisso nos universitários, que são forçados a seguir horários, regras e prazos.

Os alunos dentro de uma empresa júnior devem possuir um comportamento exemplar, conhecer bem os deadlines e entenderem que o atraso de sua parte em um projeto pode prejudicar a empresa inteira.

Já o aluno de iniciação científica sabe que deve desenvolver um trabalho que seja original e que possua alguma relevância científica. Entende que o plágio é inadmissível e sabe viver com a pressão de feedbacks e prazos.

Já o universitário que passa pelo The Bridge Conecta sabe da importância da integridade profissional e moral. O projeto incentiva o aluno a desenvolver um planejamento de sua carreira, dando dicas e alertando os futuros profissionais sobre os desejos do mercado.

Por fim, opções não faltam pra você! Empresas Júnior, iniciação científica ou The Bridge? Seja qual for a escolha, você terá mais chances no mercado!

Se você é uma das poucas pessoas que participa ou participou de iniciativas como essa, conte pra gente! Seu comentário é muito importante para que outras pessoas também possam se inspirar através de você.