Mentalidade fixa ou Mentalidade de crescimento: a chave para o seu sucesso.

Tempo de leitura: 4 minutos

Quantas vezes você desistiu de um hobby dos sonhos por não conseguir ser extremamente bom nele em tempo hábil? Ou se sentiu um fracasso ao receber um feedback negativo de uma entrevista ou não atingir a perfeição em uma prova ou projeto? Todos já nos sentimos assim em algum momento da nossa jornada.

Esses sentimentos e comportamentos vão minando nossa confiança e diminuindo o leque de conquistas, você certamente sabe disso. Mas respire fundo, universitário, nada disso é reflexo da sua capacidade ou inteligência. E estamos aqui para lhe mostrar dicas simples e comprovadas de como mudar o mindset e, assim, mudar o jogo.

Mindset de crescimento X mindset fixo

Podemos resumir esses conceitos nas seguintes palavras: pessoas que possuem um mindset fixo, também chamado de mentalidade fixa, acreditam que nasceram com uma determinada “quantidade” de inteligência e que são capazes apenas de certas coisas. Logo, se encaram algo mais difícil ou impossibilidade de sucesso, desistem.

Já as que possuem uma mentalidade de crescimento, também conhecida como growth mindset, entendem que suas habilidades podem ser desenvolvidas de acordo com seus esforços e tentativas. Se erram, seguem tentando, pois enxergam no erro um desafio, uma oportunidade de aprender mais.

É comum crescermos com elogios focados em nossa inteligência, supostos dons naturais ou talentos em determinadas áreas. Mas não é essa a questão. O que faz com que uma pessoa seja boa em algo é o conjunto de esforços e estratégias que, junto com o seu foco e perseverança, fazem com que ela não se abata ao se deparar um erro.

São palavras de Carol Dweck, pesquisadora em Psicologia e professora de Stanford, que publicou um livro chamado Mindset e é uma vocal pesquisadora sobre o assunto. Ela defende que não devemos criar as crianças as elogiando em seus talentos ou inteligências, e sim em seus esforços e progressos. Ou seja, não devemos criar as crianças com um fixed mindset e focadas em sucesso, mas sim, com um growth mindset e com gosto pela jornada da aprendizagem!

Uma boa notícia: os efeitos que a sua criação ou anos de mentalidade fixa não é algo irreversível! Você pode começar a mudar isso agora, com toda e qualquer iniciativa que você decida tentar. seja aprender a fritar um ovo, se aventurar no mundo da programação, finalmente começar a tocar um instrumento ou conseguir chegar ao final de uma graduação.

A palavra mais importante do seu vocabulário de universitário é: “…<strong>ainda</strong>”. Cada vez que você se escutar lhe dizendo “eu não sou bom nisso”, inclua um “…ainda”. E não corra dos erros e nem se envergonhe deles, envolva-se com os erros! É através deles que ocorre o processo de aprendizagem.

Vamos usar o exemplo da matemática, que já foi o terror de muita gente na escola: quando cometemos um erro praticando aquela questão que parece impossível, o cérebro se ilumina!

Ao encarar esse erro com uma mentalidade fixa, o que acontece? Ignoramos essa reação. Congelamos e pensamos “é, realmente sou horrível em matemática e essa área não é mesmo para mim” ou então “talvez seja melhor eu arrumar um jeito de decorar ou conseguir simplesmente passar nessa prova”.

Mas se encararmos com uma mentalidade de desenvolvimento, entramos mais fundo na questão. Onde eu errei? Por quê? E através de uma série de questões, estratégias e, sim, repetidas tentativas, chegamos ao ponto de entender como o processo funciona e o dominamos.

E acredite: mesmo aquelas pessoas que já possuem uma facilidade natural para algo, também precisam estudar, praticar e cultivar essa habilidade para que se tornem boas, pois você não nasce bom e pronto e a facilidade não é o suficiente – é a prática e a mentalidade de não desistir e de se esforçar que torna isso possível. E mesmo quem hoje você vê como uma autoridade em um assunto, já fracassou nele – e não é raro que tenha sido diversas vezes – até se tornar um expert.

E o melhor: o mindset de crescimento não se restringe aos estudos. Pode ser implementada em seus relacionamentos pessoais e profissionais e, o mais importante, em seu relacionamento consigo mesmo. Você apenas só não é capaz de conseguir algo se é isso que você se diz.

Ninguém está dizendo que será fácil, mas também ninguém está dizendo que será chato ou impossível. E, venhamos e convenhamos, o que é mais difícil: quebrar um processo em pequenas etapas a fim de o dominar por completo ou seguir acreditando que você não é capaz de conseguir o que quer e, consequentemente, nunca fazê-lo?

Mentalidade de crescimento é o poder de acreditar que você pode melhorar, se aperfeiçoar; é o poder da coragem e perseverança e da liberdade de parar de se importar com a maldita da perfeição!

Então, cada vez que a sua cabeça resolver lhe dizer que você não consegue ou não é capaz de fazer ou conquistar algo, lembre-se de responder a ela: “…ainda, querida.”.