O que meu chefe quer que eu faça mas não me diz?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ser um profissional competente e reconhecido requer algumas habilidades e atenção em detalhes que nem sempre são aparentes ou verbalizados por parte da liderança. No dia a dia de trabalho e no desempenho das suas funções, todo liderado deve estar atento para perceber pequenos sinais e detalhes que podem ser determinantes para sua promoção e efetivação. Estas dicas também se aplicam a pessoas que acabaram de conquistar uma vaga de estágio ou emprego e, deste modo, ainda estão na fase de ambientação.

1- Simpatia e interação com os demais membros

Como diz a antiga frase que “a primeira impressão é a que fica”, isto é totalmente aplicável no ambiente corporativo. Todo profissional deve ter como uma das suas principais características a simpatia ao lidar com as pessoas, a interação de forma respeitosa e contínua com os colegas de trabalho e lideranças. De nada adianta você ser um profissional tecnicamente efetivo e competente se tem problemas ao lidar com os demais companheiros de equipe. Lembre-se que ninguém chega a lugar algum sozinho.

Outro ponto a ser analisado neste quesito é manter a interação com pessoas de outros setores, pois, caso a empresa realize o processo de Job Rotation, você não se sentirá deslocado, terá noção do funcionamento do novo setor em que irá atuar e já experimenta do convívio com os seus novos companheiros de equipe.

2- Observação sistêmica e abrangente

Em complemento ao item 1, você deve desenvolver a competência de observação sistêmica e abrangente, pois, desta forma você entenderá o negócio como um todo. Isto lhe proporcionará ter melhores condições de promoção, dado que, percebe como as atividades do empreendimento acontecem e saberá conduzir seus esforços para o alcance dos objetivos pessoais e organizacionais.

3- Proatividade e assertividade

Todo líder gosta que seus liderados sejam proativos, porém, não costumam dizer isto de forma direta, pois isto é algo que deve ser intrínseco em todo profissional. O colaborador que não é proativo está fadado a ser um simples executor e sem perspectiva de mudanças nas suas atividades. Vale lembrar que, melhor que ser proativo é ser assertivo, pois de nada servirá ter proatividade em sua conduta e atividades se isto lhe conduzir a constantes erros.

4 – Resiliência

Assim como a proatividade, a resiliência é uma competência desejada pelos líderes em seus liderados. Resiliência é a capacidade de o colaborador resolver os problemas que surgem no seu dia a dia pessoal e profissional, de adaptar-se às mudanças e de reinventar-se constantemente.

5 – Atualização constante

Estuar, estudar e estudar mais um pouco! Um bom profissional é aquele que tem consistência na sua atualização profissional. O mundo dos negócios muda constantemente e se reinventa a cada dia, logo, o profissional que não se atualiza está predestinado a ter uma vida profissional mediana e sem grandes perspectivas; porém, os que se dedicam aos estudos têm grandes chances e oportunidades de crescimento. A constante atualização permite também a troca de conhecimento entre os participantes da equipe, o que cria um movimento sinérgico de conhecimentos e visões a respeito das atividades exercidas.

6 – Respeito à hierarquia

Para finalizar como uma síntese dos 5 itens anteriores relativos à proatividade e características para um profissional ter sucesso em seu novo emprego é: respeite a hierarquia! Muitas pessoas confundem proatividade com tomar iniciativas fora da sua alçada de decisão. Nenhum líder verá com bons olhos o colaborador que não o respeita como hierarquia, mesmo que esta seja subjetiva. Se você teve uma ideia inovadora e que contribuirá de forma positiva ao andamento geral das atividades, não deixe de primeiro compartilhá-la com seu líder, pois desta forma você demonstrará sua proatividade e respeito aos profissionais que estão acima de você na escala de poder de decisão. Lembre-se: a proatividade começa ao compartilhar ideias e não querer demonstrar serviço a todo e qualquer custo.

Ao seguir estes 6 itens, certamente você terá uma ótima fase de ambientação no novo emprego, bem como será proativo e colaborativo sem ser invasivo ou desrespeitoso diante do líder e da equipe como um todo.