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Entenda como o LinkedIn pode representar o seu sucesso profissional ainda na universidade.
O mercado de trabalho é o desejo de muitos brasileiros, principalmente os universitários que estão próximos da formatura ou aqueles que, mesmo no começo da jornada acadêmica, já se preocupam com sua colocação quando receberem o diploma. Inúmeras ferramentas, como sites de vagas de emprego e aplicativos podem contribuir para que o universitário consiga uma boa ocupação.
O que muitos não sabem é que há uma rede social – sim, como o Facebook, Instagram e Whatsapp – criada especificamente para o mercado de trabalho. É o LinkedIn. Esta ferramenta pode ser o diferencial no momento de você conseguir uma colocação profissional e apresentamos as três razões para o universitário utilizar o LinkedIn.
01. As principais empresas estão lá
Se estamos falando de tecnologia, nenhuma empresa de grande porte, principalmente as multinacionais, estariam fora de um espaço destinado a candidatos capacitados e que buscam realizar seus sonhos. Google, Microsoft, Apple, grandes escritórios de advocacia, montadoras de automóveis, empresas da construção civil, entre tantas outras corporações, utilizam do LinkedIn para filtrar e selecionar candidatos.
Assim, desde do momento que você está na universidade, é importante manter um perfil atualizado, com referências e procurando se conectar a pessoas que já trabalham nessa empresa. Pouco a pouco, vá construindo uma referência – peça estágios, produções que possa executar de forma não remunerada na empresa, mas que sirvam para seu currículo. Se, desde a sua formação, você já tiver contatos através do LinkedIn com grandes profissionais, será um passo a mais no seu sucesso.
02. Você pode transformar a ‘concorrência’ em aliada
Pareceu estranho o título? Pois, acredite: no LinkedIn você pode estar conectado a outros universitários, muitos da sua mesma aérea. O entendimento é que eles sejam concorrentes, mas com expertise e utilização da rede social de forma rotineira, poderá construir amizades com outros estudantes e conseguir dicas de como eles conseguiram estágios – ou até mesmo emprego.
Perceba: se você estiver de olho no que a concorrência faz no LinkedIn, poderá encurtar o caminho – ainda na universidade – para uma colocação profissional. Esta rede social é aberta a quem quiser se cadastrar e, apesar de alguns perfis serem privados, a maioria oferece um conteúdo exclusivo (e de graça). Por isso, se quer transformar a concorrência em aliada, busque se conectar ao máximo de universitários que, assim como você, sonham com um bom emprego.
03. Sua carreira começa na universidade – e você pode ser visto
Engana-se quem pensa que, efetivamente, começamos a ganhar experiência e importância para as empresas no momento que pegamos o diploma. Muito pelo contrário: as organizações buscam quem se destaca desde a academia e o LinkedIn é o local ideal para você mostrar suas produções. Não que você precise abandonar o Currículo Lattes; mas, tendo suas atividades divulgadas – estágios, trabalhos não remunerados e até serviços comunitários – fica mais fácil que as empresas te vejam.
E este é um aspecto fundamental: estando no LinkedIn, o setor empresarial poderá se conectar a você e conhecer um pouco mais sobre o universitário que é. Há empresas, inclusive, que contratam pelo LinkedIn antes mesmo do profissional se formar no curso desejado. Por isso, não desperdice a oportunidade de ter um perfil nesta rede social para, como diz o ditado, ‘de pouco em pouco encher o papo’. Conheça, acesse, inscreva-se e interaja: o futuro pode estar na ponta dos seus dedos.