Lições que aprendi na Série Suits

Tempo de leitura: 5 minutos

A série Suits certamente é um dos maiores sucessos para pessoas que querem se tornar profissionais de sucesso, empreendedores e intraempreendedores disponíveis na Netflix. Pois a série traz o dia a dia de um escritório de Advocacia em NY e mostra a rotina de um dos melhores advogados da cidade.

Harvey Specter é formado em Harvard e trabalha num grande escritório chamado Pearson Hardman, no bairro de Manhattan.

Se você estiver bem atento a tudo que a série propõe, posso te garantir que você terá vários aprendizados e a cada episódio, poderá evoluir como profissional. Eu por exemplo, trago várias lições e aprendizados de Suits para aplicar em nossas Carreiras, Cursos, Eventos, Treinamentos e até mesmo para o dia a dia de reuniões e desafios que temos constantemente.

Mas um ponto importante é que esta série, embora seja ambientada no mundo do direito, entretanto não é exclusiva para futuros advogados. Eu diria que ela é destinada para profissionais que querem se tornar os melhores e mais bem sucedidos em suas áreas, pois existem várias lições de Harvey Specter para profissionais de qualquer carreira.

Veja abaixo 07 lições que aprendi na série Suits.

1 – Conheça bem seu alvo

Sobretudo seja lá qual for a empresa que você quiser trabalhar ou para quem quiser vender, uma dos aprendizados de Harvey Specter, é que você precisa conhecer muito bem seu alvo. Descubra quais são os pontos fortes e fracos, sonhos, dores, onde pode-se melhorar… assim, você mostrará que fez o trabalho e suas chances de obter resultados satisfatórios aumentarão.

Essa é uma das principais lições de Harvey Specter! Pois quando você conhece bem seu alvo, você saberá muito bem onde atacar para conseguir atingir seus objetivos.

2 – Seja Insubstituível

Existem diversos advogados em NY, mas Harvey sempre reforça que ninguém pode ser ele e nem fará o trabalho tão bem quanto o próprio. Tire a preocupação das costas de seu cliente ou chefe e entregue sempre mais (over delivery) do que eles esperam.

3 – Não levante a voz

Porque isso demonstrará falta de inteligência emocional (uma das competências essenciais para todo e qualquer profissional) e pode soar como falta de conhecimento. Ao invés de aumentar a voz, melhore o seu argumento e deixe a pessoa sem saída 😉

A grande maioria das pessoas, tende a se sentirem ameaçadas quando você demonstra tranquilidade em meio a um desafio ou discussão. Mais uma vez, essa é uma das grandes lições de Harvey Specter na série.

4 – Aparência importa sim!

“As pessoas respondem como estamos vestidos, então goste ou não, é isso que você tem que fazer.” Harvey Specter

Num primeiro contato, você acreditaria em um médico sem jaleco ou estetoscópio? Uma boa aparência ajudará você a construir autoridade principalmente num primeiro contato.

Não estou dizendo que você precisa comprar ternos roupas caríssimas como os personagens da série, mas tente fazer uma combinação boa das suas roupas e utilizar elas de forma que passem mais confiança.

Aquela história da primeira impressão é a que fica, é totalmente verdade!

5 – Não tenha sonhos! Tenha metas!!!

Sim, há uma diferença entre os dois! Sonho é um desejo sem planejamento que queremos alcançar. Enquanto uma meta, além de ter mais claro em sua mente o que quer atingir, você irá trabalhar mais para organizar um plano de ação funcional.

Harvey Specter deixou isso bem claro quando disse: “Não tenho sonhos, eu tenho metas! Vamos para a próxima.”

Lembre-se que toda e qualquer meta que você tiver, precisa ser: ESPECÍFICA, MENSURÁVEL, ATINGÍVEL e você PRECISA DEFINIR UM PRAZO para alcançá-la!

6 – Foque sempre na solução!

Em Suits, uma grande lição que Harvey sempre tenta passar e lembrar o Mike (seu associado) é que:

“Quando colocarem uma arma na sua cabeça você tem duas opções:
Pegar a arma da mão da pessoa ou pegar uma arma maior.”

Quer passar segurança para uma empresa ou cliente? Se sim, torne-se especialista em resolver os problemas deles. Isso vai fazer as pessoas te procurarem, contratarem e pagarem um valor justo, pois afinal, nossos concorrentes querem vender ou ser contratados, mas somente uma porcentagem mínima entendeu que para isso, precisam saber resolver problemas.

7 – SABER NEGOCIAR É UMA HABILIDADE IMPORTANTE QUE TODOS NÓS DEVERÍAMOS DESENVOLVER!

Logo na Primeira Cena da Série Suits, Harvey é chamado para fazer uma negociação de última hora para a dona da firma em que trabalha, Pearson Hardman. Ele já demonstra sucesso e porque por vários momentos, é considerado como um dos melhores negociadores da cidade.

Negociação está na lista das principais habilidades e competências procuradas pelas empresas do mercado de trabalho atual.

Já parou para pensar que você negocia o tempo todo? Em casa, no trabalho, no seu relacionamento, com clientes, amigos… há vários momentos que você precisa convencer alguém de algo ou chegar em um acordo justo para ambas as partes.

Eu costumo dizer que existem dois tipos de pessoas: as que influenciam e as que são influenciadas. Qual tipo de pessoa você quer ser?

Se você souber negociar com maestria, as suas chances de ser uma pessoa que influenciará, serão muito maiores.


Por fim, um último recado:
Se você gostou dessas 07 lições da série Suits, deixe seu comentário dizendo o que achou, independente de ter assistido ou não a série 😉

2 Comentários

  1. Jefferson

    Muito massa! Achei que soube pontuar de forma clara as principais lições da série e mostrar como podemos aplicar em nosso dia a dia.

  2. Edson Bertuqui

    E uma outra lição que aprendi na série, e que na minha opinião foi uma das melhores, foi saber que não é por ter se formado na melhor faculdade que você vai ser o melhor.
    Não estou dizendo que não é essencial ter bons estudos, mas sim, ter vontade e gostar do que faz. Como Mike Ross foi mostrando ao longo da série.

Comentários encerrados.