Tempo de leitura: 3 minutos
Você já teve uma ideia de produto ou serviço que parecia ser muito inovador e com muito potencial de venda? Então, foi partindo de uma ideia como essa que nasceu a primeira startup. Esse nome foi muito comentado nos anos de 1990 nos Estados Unidos, relacionado a várias empresas do ramo da tecnologia que estavam nascendo no Vale do Silício, que fica no estado da Califórnia. E nesse texto veremos como iniciar uma startup certamente fará diferença na sua renda.
O que é uma Startup?
A definição de Steve Blank, empreendedor e professor que dá aulas na Haas School of Business, Universidade da Califórnia em Berkeley, Columbia University e California Institute of Technology (Caltech), é uma das mais usadas quando se fala sobre o que é uma startup. Ele definiu como “uma organização construída para encontrar um modelo de negócios repetível e escalável.”
Esse termo acaba sendo muito conhecido no meio universitário. Já que é na universidade que grandes ideias podem surgir, e empreender é um verbo muito utilizado em diversos cursos de graduação. Muitas pessoas acabam confundindo os significados e acham que uma startup é uma empresa que acabou de nascer. Mas como isso já foi dito antes, essa não é uma definição correta.
Empresas já consolidadas e com um modelo de negócio já definido não entram no conceito. Aquela empresa, no entanto, que existe faz algum tempo, mas ainda não definiu o seu modelo de negócio, pode ser considerada uma startup.
Alguns exemplos de Startups
No Brasil existem vários casos de startups que deram muito certo e surgiram como uma aposta de muita coragem dos seus fundadores, o site Buscapé é um deles. Esse tão popularizado comparador online foi criado no ano de 1999 com um investimento muito pequeno, de apenas R$ 400. Seu fundador Romero Rodrigues, junto com três colegas, acreditou na sua ideia e hoje o site certamente é um dos maiores desse nicho na América Latina.
Quem ouve falar do Steve Jobs nem imagina que existiu um período da sua carreira em que a Apple quase faliu. A empresa começou em abril de 1976, e logo no início da sua história um dos primeiros computadores pessoais começou a ser vendido por eles, o Apple I.
Já em 1983, depois do lançamento do Macintosh, a Apple cresceu de tamanho e aumentou o seu quadro de funcionários. Até que em 1985, Jobs acabou sendo descartado da equipe. Mas não ficou parado, teve outras idéias e aceitou o desafio de iniciar uma startup mais uma vez.
Depois disso, a empresa começou a apresentar os primeiros sinais de uma possível falência. Mais de dez anos depois, em 1997, Jobs aceitou o convite para voltar e dessa forma a Apple continuou a escrever a sua trajetória de sucesso. Isso mostra que muitas vezes o caminho do sucesso pode ter alguns tropeços. Jobs é um ótimo exemplo de alguém que deu a volta por cima e hoje, mesmo depois da sua morte. É considerado um dos empresários mais influentes do mundo.
Todo o processo de iniciar uma startup é importante
Enfim, antes de pensar nos grandes sucessos ou fracassos. É preciso contudo entender sobre o processo de criação de uma organização como essa, que vai além dos lucros. Depois de uma grande ideia, é preciso refletir o quanto o empreendedor está disposto a se envolver, e quais são os seus objetivos.
O processo de pesquisa, que inclui a busca por uma equipe qualificada, mentores, blogs, a participação de eventos como a Startup Weekend, ou outros que tenham como objetivo discutir empreendedorismo e inovação. São muito relevantes para conhecimento pessoal e profissional também.
Pode parecer uma frase muito batida, mas o que vale nesse percurso todo não é somente a chegada, e sim o caminho e todo o conhecimento absorvido nele e todas as vivências com profissionais nesse contexto. É sempre bom lembrar que se uma tentativa não der certo, existem muitas possibilidades de começar de novo e de novo – de maneiras diferentes, mas igualmente enriquecedoras.
Marque seu amigo (a) que já teve alguma idéia e que pode iniciar uma Startup.